Skip to main content

António Vitorino é mandatário de Alexandra Leitão em Lisboa – expresso

Setembro 3, 2025

O antigo ministro socialista era o nome preferido para candidato à Presidência da República pela liderança de Pedro Nuno Santos – de quem a atual candidata à Câmara da capital era a números dois. Contudo, Vitorino acabou por recusar uma candidatura presidencial.

O antigo ministro socialista António Vitorino vai ser o mandatário da coligação Viver Lisboa, liderada pela ex-líder parlamentar do PS Alexandra Leitão. As listas que resultam do acordo do PS com o Livre, BE e PAN vão ser entregues no dia 11.

António Vitorino é atualmente o presidente do Conselho Nacional para as Migrações e Asilo (CNMA), escolhido pelo Governo. Mas, até entrar na corrida autárquica, o socialista foi ponderado durante meses para uma candidatura presidencial, com o apoio do PS.

Vitorino era o nome preferido para candidato à Presidência da República pela liderança de Pedro Nuno Santos – de quem Alexandra Leitão era a números dois. A proximidade foi-se cimentando ao longo dos meses em que Pedro Nuno auscultou vários potenciais candidatos. Contudo, Vitorino acabou por recusar uma candidatura presidencial: “Não me apresentarei a candidato. Eu sempre disse, fui sempre coerente, de que devia haver apenas um candidato nesta área política, e manifestamente há um dado objetivo: a minha candidatura não conseguiu reunir o consenso para poder ser uma candidatura única desta área e portanto eu não me apresentarei”, disse em entrevista à SIC Notícias.

Apesar de estar fora de cargos políticos ativos no PS há largos anos, Vitorino acaba por ser um senador do PS, mais conotado com a ala mais moderada.

André Caldas, que coordena o programa eleitoral e também já tinha sido o coordenador do programa do atual secretário-geral do PS, José Luís Carneiro, será candidato a presidente da Assembleia Municipal.